Herdeiro do Reino

Ó tu, herdeiro do reino celeste, por que dormitas tão perto do lar?
Rompe as cadeias que ao mundo te prendem! Vem logo a Cristo que te há de salvar!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Morre aos 106 anos uma ícone das 'Zonas Azuis'

Que exemplo... mais um lindo testemunho!

Ela representava promessa de vida longa segundo o estilo de vida adventista, ressalta um autor

3 Mar 2011 , Silver Spring, Maryland, United States
Arin Gencer/ANN

Marge Jetton, uma enfermeira aposentada, que obteve notoriedade nacional por sua longevidade e estilo de vida saudável, morreu em 15 de fevereiro num lar para idosos em Loma Linda, Califórnia. Ela havia atingido 106 anos.


Marge Jetton levantava pesos toda manhã como parte de sua rotina de exercícios antes de prosseguir seu dia de trabalho ou atividades de voluntária na comunidade. [fotos: David McLain]
jetton-weights-web.jpg
Em anos recentes, Jetton atraiu ampla atenção ao ser destacada pelo escritor Dan Buettner em artigo para a revista 'National Geographic' em 2005, e um livro subsequente que enfocava "zonas azuis" do mundo, onde as pessoas vivem mais tempo e revelam um alto senso de bem-estar. Loma Linda -- e especificamente, a comunidade adventista, estudada detalhadamente ali -- é uma das quatro zonas.

O enfoque em Jetton levou a várias aparições, inclusive no famoso Oprah Winfrey Show em 2008, em que se destacava sua rotina de exercícios: pedalar várias milhas diariamente em bicicleta estacionária, e erguer pesos de cerca de dois quilos e meio.

Buettner descreveu Jetton como a "garota propaganda" do estilo de vida adventista, incorporando suas melhores práticas, tais como ter um senso de comunidade, voluntarismo e observância do sábado. "Ela era um emblema", disse Buettner. "Você podia contar a sua história, e como que refletia o que as pessoas deviam estar fazendo para alcançar a sua idade. Ele representava a promessa da boa vida".

Jetton era também uma das várias dezenas de centenários participando do Estudo de Saúde Adventista, um projeto de pesquisa em andamento da Universidade Loma Linda que é financiada pelo National Institutes of Health, entidade do governo americano, e examina o porquê de os adventistas tenderem a viver em média 10 anos mais do que os outros americanos.

Por muito tempo aposentada, o Estado da Califórnia regularmente renovava a sua carteira de motorista, mesmo ao ter ela avançado pelos 100 anos.
jetton-car-246.jpg
O Dr. Gary Fraser, um dos coordenadores do estudo, lembrou que os anos nada fizeram para embotar a mente clara de Jetton. "Era era muita esperta e divertida", ele disse. "Ela era muito impressionante".

Marge Hodge nasceu em Yuba City, Califórnia. Ela frequentou a Escola Média Sutter Union, onde participava de uma equipe de debates, segundo uma bibliografia pela neta Shawn Casey-White. Ela se graduou em 1921.

Enquanto estudante de Enfermagem no Sanatório e Hospital de St. Helena, no vale do Napa, Califórnia, ela conheceu o seu esposo, James Aston Jetton. Ambos se casaram em 1926. Jetton trabalhou então como enfermeira em Walla Walla, Estado de Washington, e mais tarde em San Francisco, Los Angeles e Santa Rosa, enquanto seu marido era estudante de Medicina.

Eles passaram seus quase 77 anos de matrimônio abrindo e dirigindo a primeira clínica na pequena comunidade de Fallbrook, Califórnia; oferecendo seus serviços para o Exército durante a 2ª. Guerra Mundial; estabelecendo o Woodruff Community Hospital na área de Long Beach; e servindo como missionários de socorro médico no Zâmbia e Etiópia.

O ativo estilo de vida de Jetton continuou após a sua aposentadoria, conta Casey-White: Ela trabalhou na biblioteca do Centro Médico da Universidade Loma Linda e como voluntária para a Voz da Profecia, um programa radiofônico da Igreja Adventista.

Jetton foi precedida na morte pelo marido em 2003. Ela deixa dois filhos, sete netos e 10 bisnetos.

Adventist News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...